Benefícios do Óleo de Amêndoas Doces para a mamã e para o bebé

Emoliente, nutritivo, elasticizante … quem usou este óleo durante a gravidez conhece bem os seus efeitos benéficos na prevenção de estrias. Mas são apenas estas as propriedades do óleo de amêndoas doces?

Desde a antiguidade que são reconhecidas as vantagens de usar óleo de amêndoas doces. Por suavizar a pele e actuar como um forte hidratante, é indicado para quem tem a pele seca, desidratada ou descamada. É ainda um poderoso anti-inflamatório, com grande poder nutritivo.

O óleo de amêndoas doces 100% é rico em ácidos gordos, vitaminas A, B (B2,B6) e uma elevada concentração e vitamina E (essencial para a nossa pele), contém também, proteínas, ácido fólico, arginina e sais minerais (zinco, ferro, cálcio, magnésio, fósforo e potássio).

O Óleo de amêndoas doces, 100% natural (Prunus dulcis), é recomendado por pediatras e dermatologistas nos cuidados do bebé e apresenta diversos benefícios para a saúde e para a beleza, sendo um dos produtos naturais mais utilizados na cosmética, na actualidade. A sua aplicação é muito vasta: seja na pele, no rosto ou no corpo, pois é um hidratante perfeito, principalmente para áreas mais secas, apresentando propriedades emolientes, que favorecem a retenção de água na pele, mantendo-a hidratada.

 

Durante a gravidez ou quando se perde muito peso na dieta

Na altura da gravidez, o óleo de amêndoas doces é muito utilizado para prevenir estrias, devido à forte hidratação que proporciona. Este deixa a pele macia e cuidada.

Usando constantemente este óleo durante a gravidez ou numa dieta de emagrecimento, poderá evitar o aparecimento de estrias nas partes do corpo mais afetadas: barriga, quadris, pernas, seios. Faça movimentos circulares nas áreas propensas até que o óleo seja totalmente absorvido pela pele.

A gestante também poderá diluir o óleo de amêndoas doces no creme para estrias e aplicar na pele do corpo após o banho, principalmente nos locais onde é frequente aparecerem estrias.

 

Seios

Durante a amamentação a pele do peito e os mamilos podem precisar de uma maior hidratação. Neste caso, o óleo de amêndoas é o único capaz de hidratar a área sem contra-indicações para o bebê que vai mamar.

 

Antes e depois do banho

Um ótimo hidratante! Bastam algumas gotas de óleo de amêndoas doces antes ou depois de tomar banho para sentir a pele mais suave.

 

Benefícios para o bebé

A pele do bebé é muito sensível. Muitas vezes os pais têm dificuldade em encontrar produtos de cuidados da pele que não sejam irritantes para a pele do seu bebé. Estudos mostram que o óleo de amêndoas doces é completamente seguro para a pele do seu bebé e pode ser usado na sua pele delicada.

As propriedade emolientes do óleo de amêndoas doces, torna-o num maravilhoso amaciador da pele do bebé, uma vez que acalma a pele com suavidade.

O óleo de amêndoas doces ajuda a reter a humidade nas células da pele e fornece uma hidratação adicional à pele. É especialmente importante para os bebés, uma vez que nos primeiros meses, após o nascimento ou após o banho, apresentam maior tendência para uma pele seca. O óleo de amêndoas doces pode ser usado no bebê, depois do banho, para hidratar e amaciar a pele, pois ele é um óleo natural, que não tem perfumes e, por isso, não causa alergia na pele do bebê.

O óleo de amêndoas doces, tem a particularidade, ao contrário de outros cremes cosméticos, de não obstruir os poros do bebé e assim não causando problemas de pele. Assim, cura inflamações, eczemas e até erupções bacterianas. É um excelente aliado na ajuda contra a comichão ligada a eczemas dos bebés – aplicando o óleo na área afectada várias vezes ao dia e o seu bebé sentirá a diferença.

As propriedades do óleo de amêndoas doces, também ajudam no tratamento da crosta láctea e da dermatite seborréica infantil: espalhe o óleo de amêndoas doces no couro cabeludo do seu bebé, deixe actuar durante 30 minutos, limpe-o e depois escove suavemente.

Para usar o óleo de amêndoas doces no bebé poderá diluir um pouco do óleo no creme hidratante do bebé e aplicar um pouco da mistura na pele após o banho, fazendo uma massagem.

Faça uma massagem após o banho ao seu bebé com óleo de amêndoas doces. De acordo com uma recomendação do estudo “Terapia de massagem e Crianças”, da Vanderbilt University, ajuda a aliviar a propensão de pele seca no bebé, uma vez que acalma e hidrata. A massagem com óleo de amêndoas doces é calmante e ajuda o bebé a adormecer, estimula a circulação sanguínea, respiração, permite evitar problemas de digestão e alivia a dor.

Para realizar uma massagem após o banho, deverá aquecer as mãos, coloque uma pequena quantidade de óleo de amêndoas doces e massaje suavemente o seu bebé. Comece com os braços e massage as penas, o peito, barriga e as costas do bebé. Lembre-se de massajar o couro cabeludo, apenas com as pontas dos seus dedos. Efectue movimentos circulares.  Adicione mais óleo se os eu bebé tiver crosta láctea, se não, use apenas algumas gotas.

 

Crianças

Contra irritações causadas pelo sarampo, catapora e eczema, este óleo emoliente dará alívio imediato. O mesmo para os casos de alergias e dermatites.

 

Cuidados e precauções

Embora existam muitas vantagens de usar óleo de amêndoas doces, existem certos cuidados que deverá ter em conta para não prejudicar de nenhuma maneira os eu bebé.

Verifique sempre, antes da primeira aplicação do óleo de amêndoas doces no seu bebé, possíveis reacções alérgicas. Faça um teste de sensibilidade, colocando uma gota no braço do bebé. Certifique-se que o seu bebé não terá qualquer reacção alérgica durante o período de um dia. Infelizmente existem crianças com alergia à amêndoa. Nesses caso é sempre melhor consultar o seu médico.

Nunca deverá aplicar o óleo directamente no umbigo, olhos e narinas, pois existe possibilidade de infecção se o óleo penetrar nessas partes. Lembre-se de nunca colocar óleo em nenhuma dessas áreas.

 

O Óleo de amêndoas doces, 100% natural (Prunus dulcis), é recomendado por pediatras e dermatologistas nos cuidados do bebé e apresenta diversos benefícios para a saúde e para a beleza, sendo um dos produtos naturais mais utilizados na cosmética, na actualidade. A sua aplicação é muito vasta: seja na pele, no rosto ou no corpo, pois é um hidratante perfeito, principalmente para áreas mais secas, apresentando propriedades emolientes, que favorecem a retenção de água na pele, mantendo-a hidratada.

Partilhe connosco a sua experiência com o Óleo de Amêndoas Doces:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.